Princípios

Os dez princípios listados nesta página são orientações gerais para a elaboração de documentos simples e acessíveis.

Clique em cada princípio para acessar uma breve descrição e uma lista de orientações específicas. As orientações específicas são sugestões, mas há várias formas possíveis de atender a cada princípio. Ao seguir as orientações, lembre-se sempre de considerar o objetivo do seu documento e o público-alvo. Caso prefira, acesse a versão do conteúdo completo do site para impressão.

Crie uma estrutura lógica e consistente

A estrutura é como um mapa para a escrita e para a leitura. Para funcionar bem, a estrutura deve seguir um caminho coerente, respeitar os pontos de parada naturais e manter a consistência.

Use modelos e referências com cuidado

Usar modelos prontos ajuda a ganhar tempo, mas você corre o risco de inserir erros e pular a etapa mais fundamental da comunicação cidadã, que é pensar no público-alvo. Considere os riscos e benefícios e revise com atenção.

Torne a comunicação mais próxima e humana

Use um tom de voz amigável e palavras que respeitam a identificação das pessoas. Quando possível, use recursos visuais para deixar o texto dinâmico e atrativo.

Reduza a carga cognitiva da comunicação

Insira no texto apenas as informações relevantes e tente reduzir as frases ao essencial. Frases muito longas, invertidas ou ambíguas são difíceis de decifrar e tornam a leitura cansativa e demorada.

Facilite a navegação

Ferramentas de navegação como títulos, sumários e numeração de páginas ajudam as pessoas a entenderem a estrutura do texto, encontrarem informações rapidamente e retomarem a leitura no futuro.

Escolha palavras e imagens concretas

Algumas pessoas têm dificuldade de entender conceitos abstratos ou figuras de linguagem, e ideias subjetivas podem ser interpretadas de maneiras diferentes. Por isso, escolha palavras e imagens próximas da realidade concreta.

Prefira o que é familiar para o seu público

Use palavras, imagens e ideias que fazem parte do cotidiano das pessoas para quem você está escrevendo. Insira exemplos e explicações quando precisar usar elementos técnicos ou específicos.

Preocupe-se com a legibilidade e a leiturabilidade

As letras do texto devem ser legíveis, ou seja, facilmente distinguíveis, e o texto deve ser leiturável, que significa confortável de ler. Essas características resultam de escolhas de tipografia, margens, coluna de texto e entrelinha.

Apresente o conteúdo em vários formatos

As pessoas leem de várias maneiras e usando várias ferramentas. Para ampliar o acesso à comunicação, crie versões do conteúdo em formatos diferentes do original, como áudio, vídeo ou texto.

Revise e teste

Criar uma comunicação simples e acessível é um processo contínuo. É possível melhorar a cada leitura, principalmente quando temos a participação de várias pessoas na etapa de revisão e testes. Para essa etapa, separe um tempo compatível com o prazo e a importância da informação.

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