Princípios > Prefira o que é familiar para o seu público

Use palavras conhecidas

Escolher bem as palavras é fundamental para criar comunicações simples e acessíveis. Prefira as palavras que fazem parte do cotidiano do seu público, e explique o significado quando precisar usar palavras técnicas ou incomuns.

Como regra geral, escreva usando palavras comuns, do dia-a-dia do seu público. Pense em quem vai ler o seu texto e quais são as palavras que essas pessoas costumam usar. Um texto escrito para especialistas em um assunto é diferente de um texto escrito para estudantes do ensino fundamental, por exemplo. Quando o seu público for muito amplo, escolha as palavras pensando nas pessoas que podem ter mais dificuldade.

Evite jargões e palavras estrangeiras ou antigas

Uma sugestão que vale para todos os grupos é evitar estrangeirismos, jargões e palavras muito antigas. Até mesmo as pessoas especialistas preferem textos mais breves e simples, porque essas pessoas costumam ter pouco tempo e muitas coisas para ler.

Use palavras técnicas com consciência

Algumas palavras técnicas e pouco conhecidas cumprem uma função importante, porque transmitem a informação de forma rápida e precisa. Quando for importante usar o termo técnico, tente explicá-lo logo depois, na primeira vez que ele aparece no texto.

É preferível inserir as definições no meio do texto, porque assim quem lê não precisa ir e voltar entre seções para entender a mensagem. Mas, se você precisar usar várias definições, você pode inserir uma seção de glossário na sua publicação. Nesse caso, não inclua definições de termos que você não usou.

Ao escrever a explicação de um termo, seja breve e insira apenas as informações que são relevantes para a sua comunicação.

Siglas

As siglas causam muitas dúvidas. A regra geral é sempre usar o termo por extenso no primeiro uso e abreviar apenas as palavras ou frases que aparecem muitas vezes no seu documento. Mas há exceções! Algumas siglas, como DNA, no contexto da ciência, e CLT, no contexto do trabalho, são amplamente utilizadas. Essas siglas não precisam de explicação na maioria dos textos, e trazê-las por extenso pode até mesmo atrapalhar a comunicação. Uma dica para saber se a sigla é de uso comum é checar se ela está no dicionário.

Mesmo quando uma sigla é conhecida ou está no dicionário, algumas pessoas podem não saber o seu significado. Saber o que significa DNA vai além de saber que a sigla surge da palavra ácido desoxirribonucleico. Por isso, considere inserir uma explicação, mesmo nesses casos, quando fizer sentido para o seu público.

Exemplos

close

Vamos implementar as mudanças na última etapa.

check

Vamos colocar em prática as mudanças na última etapa.

close

Ela foi admitida ao hospital com embolia pulmonar.

check

Ela foi admitida ao hospital com embolia pulmonar, que é o bloqueio de um vaso do pulmão.

close

A solicitação do serviço é gratuita. No entanto, o atendimento fica condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira da Secretaria no atual exercício.

check

Você pode solicitar o serviço gratuitamente, mas a execução dependerá do orçamento disponível para a Secretaria.

Ferramentas

Bancos de palavras

Referências

Manuais e guias

Artigos e publicações

Palavras-chave

Veja também

Compartilhe