Princípios > Preocupe-se com a legibilidade e a leiturabilidade
Alinhe o texto à esquerda
Explicação
No Português, a leitura é feita da esquerda para a direita. Como o texto costuma fluir em várias linhas, uma embaixo da outra, é mais fácil ler quando há um ponto comum para o início de cada frase, à esquerda. Essa consistência é importante para a leitura de todas as pessoas, mas especialmente para pessoas com campo de visão estreito.
Espaçamentos adequados entre as palavras também facilitam a leitura. Os espaços devem ser suficientes para que as pessoas possam distinguir as palavras, mas pequenos o suficiente para que o olhar possa ir de uma palavra a outra sem muito esforço.
O alinhamento à esquerda é o tipo de alinhamento mais indicado para textos simples e acessíveis porque ajuda a atingir esses dois objetivos. É fácil entender a importância do alinhamento à esquerda quando o comparamos com os outros tipos de alinhamento.
Alinhamento justificado
O alinhamento justificado fixa o ponto de início e de fim de cada linha, tornando o documento mais organizado na opinião de muitas pessoas. Mas, ao fixar esses pontos, esse alinhamento estica os espaços entre as palavras, às vezes gerando buracos que dificultam a leitura. O uso do hífen, que poderia ajudar a resolver esse problema, não é recomendada, pois gera quebras entre as palavras. É muito difícil controlar esses espaços sem um programa especializado em diagramação de textos, além de conhecimento e muito tempo. Por isso, evite o alinhamento justificado.
Alinhamento à direita
O alinhamento à direita fixa apenas o ponto em que as linhas terminam. Assim, a cada nova linha, o nosso olho precisa buscar um novo ponto de início, causando muito atrito na leitura. Evite o alinhamento à direita, principalmente para textos longos.
Alinhamento centralizado
O alinhamento centralizado gera pontos inconstantes de início e de fim de cada linha. Como o alinhamento à direita, deve ser evitado para textos longos.
Referências
Manuais e guias
- Access Ability: A Practical Handbook on Accessible Graphic Design ↗ (2019), de Associação de Designers Gráficos Registrados do Canadá. Inglês. 88 páginas.
- Guia de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos impressos para o público de baixa visão ↗ (2022), de Juliana Bueno e outras autoras. Português. 52 páginas.
- Guia ÍRIS de Simplificação: Linguagem Simples e Direito Visual (2021), de ÍRIS – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Português. 35 páginas.
- Projetando para usuários com dislexia (sem data), de HomeOffice.gov.uk. Português.