Princípios > Reduza a carga cognitiva da comunicação

Explicite condições e deveres

É importante deixar explícitas informações como condições e obrigações do cidadão e da cidadã. Use a palavra "se" para as condições e o verbo "dever" para obrigações.

As comunicações do serviço público muitas vezes servem para orientar o cidadão e a cidadã sobre seus direitos e deveres. Por isso, não tenha receio de deixar explícitas informações importantes, como condições e obrigações.

Você pode explicitar condições usando a palavra se. Para obrigações, use a voz imperativa e verbos fortes, como dever. Além disso, comece sempre pela regra geral, e coloque as exceções com menor destaque.

Exemplos

close

É importante que você compareça à Secretaria no dia indicado.

check

Você deve comparecer à Secretaria no dia indicado.

close

O não comparecimento à Secretaria terá como consequência o cancelamento da inscrição.

check

Se você não comparecer à Secretaria, sua inscrição será cancelada.

close

As pessoas que trabalham com o tema há mais de 5 anos não precisam apresentar certificado de conclusão de curso técnico, mas todas as outras pessoas devem fazê-lo.

check

Todas as pessoas devem apresentar certificado de conclusão de curso técnico, exceto as pessoas que trabalham com o tema há mais de 5 anos.

close

Para solicitar documentos deve-se enviar um e-mail para o endereço eletrônico documentos@arquivo.org.br. Nessa solicitação, deve-se constar o máximo de informações possíveis para facilitar a localização do documento.

check

Para solicitar documentos, envie um e-mail para documentos@arquivo.org.br. Inclua a maior quantidade de informações possível para facilitar a localização do documento.

Referências

Palavras-chave

Veja também

Compartilhe