Princípios > Reduza a carga cognitiva da comunicação
Explicite condições e deveres
Explicação
As comunicações do serviço público muitas vezes servem para orientar o cidadão e a cidadã sobre seus direitos e deveres. Por isso, não tenha receio de deixar explícitas informações importantes, como condições e obrigações.
Você pode explicitar condições usando a palavra se
. Para obrigações, use a voz imperativa e verbos fortes, como dever
. Além disso, comece sempre pela regra geral, e coloque as exceções com menor destaque.
Exemplos
É importante que você compareça à Secretaria no dia indicado.
Você deve comparecer à Secretaria no dia indicado.
O não comparecimento à Secretaria terá como consequência o cancelamento da inscrição.
Se você não comparecer à Secretaria, sua inscrição será cancelada.
As pessoas que trabalham com o tema há mais de 5 anos não precisam apresentar certificado de conclusão de curso técnico, mas todas as outras pessoas devem fazê-lo.
Todas as pessoas devem apresentar certificado de conclusão de curso técnico, exceto as pessoas que trabalham com o tema há mais de 5 anos.
Para solicitar documentos deve-se enviar um e-mail para o endereço eletrônico documentos@arquivo.org.br. Nessa solicitação, deve-se constar o máximo de informações possíveis para facilitar a localização do documento.
Para solicitar documentos, envie um e-mail para documentos@arquivo.org.br. Inclua a maior quantidade de informações possível para facilitar a localização do documento.
Referências
Manuais e guias
- Fugindo do “burocratês”: como facilitar o acesso do cidadão ao serviço público ↗ (2016), de Gespública. Português. 12 páginas.
- Écrire pour être lu ↗ (sem data), de Michel Leys. Francês. 84 páginas.