Princípios > Preocupe-se com a legibilidade e a leiturabilidade
Escreva entre 60 e 80 caracteres por linha
Explicação
O tamanho de cada linha de texto é uma variável essencial para tornar a leitura confortável.
O ideal é que apenas os nossos olhos se movam enquanto lemos. Se a linha for longa demais, pode ser necessário mover o pescoço ou a cabeça para acompanhar a leitura. Pessoas com mobilidade limitada podem ter ainda mais dificuldades nesse caso. Além disso, em linhas muito longas, o fim de cada linha fica distante do início da próxima, e isso pode fazer leitores e leitoras se perderem ou pularem trechos sem perceber. Linhas curtas demais, por sua vez, provocam uma quebra constante no ritmo de leitura.
Em ambos os casos, a leitura fica cansativa. Por isso, tente escrever entre 60 e 80 caracteres por linha, incluindo os espaços. Se precisar usar menos ou mais caracteres em casos específicos, considere o limite mínimo de 45 caracteres e o limite máximo de 90 caracteres.
Para contar os caracteres em uma linha de texto, você pode usar uma ferramenta online. Além disso, a maioria dos processadores de texto também já inclui essa funcionalidade. No Google Docs, é só selecionar a linha de texto e clicar em `Ferramentas -> Contagem de palavras. No Microsoft Word, a contagem de palavras aparece na barra inferior, no canto esquerdo. Clique no texto para acessar uma janela que mostra também a contagem de caracteres.
Nos manuais e guias sobre acessibilidade, tipografia e diagramação de textos, é possível encontrar várias medidas sugeridas para o tamanho das linhas. Isso acontece porque o tamanho ideal depende de vários fatores, como o tipo de comunicação, a quantidade de colunas, o tamanho das margens e o tamanho da tipografia. Por isso, considere essa medida com flexibilidade e leve em conta a orientação geral de evitar linhas muito longas ou muito curtas. Um bom teste é ler o texto e observar se ele está cansativo ou quebrado demais.
Ferramentas
Contador de Caracteres
Referências
Manuais e guias
- Access Ability: A Practical Handbook on Accessible Graphic Design ↗ (2019), de Associação de Designers Gráficos Registrados do Canadá. Inglês. 88 páginas.
- Guia de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para o público de baixa visão ↗ (2022), de Juliana Bueno e outras autoras. Português. 49 páginas.
- Guia de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos impressos para o público de baixa visão ↗ (2022), de Juliana Bueno e outras autoras. Português. 52 páginas.