Princípios > Apresente o conteúdo em vários formatos
Não dependa das cores para transmitir informações
Explicação
Cores tornam a comunicação atrativa e, às vezes, também são usadas para transmitir informações. Mas lembre-se que algumas pessoas enxergam cores com distorções. Além disso, muitos documentos são impressos em preto, branco e tons de cinza.
Por isso, nunca dependa apenas das cores para fins informativos. Links inseridos em um documento PDF, por exemplo, podem ser coloridos para se destacarem e para passar a informação de que são elementos interativos. Mas, para não depender apenas da cor, insira também o sublinhado, que é uma convenção para links no meio digital.
Cores também podem ter funções informativas em gráficos e tabelas. Nesses casos, você pode usar legendas, texturas ou símbolos para complementar e repetir a informação. Se precisar usar duas cores para indicar que dois elementos de um gráfico são diferentes, use cores bem distantes no círculo cromático, como roxo e amarelo, ou cores com luminosidades diferentes.
Para ter certeza de que o uso de cor está acessível, tente visualizar sua comunicação em preto e branco e verifique se as informações continuam fazendo sentido.
É possível converter um documento para preto, branco e tons de cinza em programas de visualização de PDF, como o Adobe Acrobat. Programas mais especializados, como o Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator, também dão ferramentas para visualizar a arte com filtros para os vários tipos de daltonismo.
Ferramentas
Simulação de Daltonismo
Testes de Daltonismo
ColorLite Lens – Testes
https://www.pt.colorlitelens.com/teste-de-daltonismo.html#TEST ↗
Referências
Manuais e guias
- Access Ability: A Practical Handbook on Accessible Graphic Design ↗ (2019), de Associação de Designers Gráficos Registrados do Canadá. Inglês. 88 páginas.
- Guia de acessibilidade cromática para daltonismo: princípios para profissionais da indústria criativa ↗ (2021), de Thiovane Pereira. Português. 31 páginas.
- Guia de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos digitais para o público de baixa visão ↗ (2022), de Juliana Bueno e outras autoras. Português. 49 páginas.
- Guia de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos impressos para o público de baixa visão ↗ (2022), de Juliana Bueno e outras autoras. Português. 52 páginas.
- Linguagem Simples na Gestão Pública ↗ (2021), de Lab.MG. Português. 69 páginas.
- Projetando para usuários com baixa visão (sem data), de HomeOffice.gov.uk. Português.
- Projeto GAIA ↗ (sem data). Português.
- Readability Guidelines ↗ (sem data).
Artigos e publicações
- 5 Visual Treatments that Improve Accessibility ↗ (2022), de Kelley Gordon e Nielsen Norman Group. Inglês.
- 7 Things Every Designer Needs to Know about Accessibility ↗ (2015), de Jesse Hausler. Inglês.