Princípios > Apresente o conteúdo em vários formatos

Não dependa das cores para transmitir informações

Algumas pessoas enxergam cores com distorções. Por isso, não use apenas a cor como elemento para transmitir informações importantes, principalmente em gráficos e tabelas.

Cores tornam a comunicação atrativa e, às vezes, também são usadas para transmitir informações. Mas lembre-se que algumas pessoas enxergam cores com distorções. Além disso, muitos documentos são impressos em preto, branco e tons de cinza.

Por isso, nunca dependa apenas das cores para fins informativos. Links inseridos em um documento PDF, por exemplo, podem ser coloridos para se destacarem e para passar a informação de que são elementos interativos. Mas, para não depender apenas da cor, insira também o sublinhado, que é uma convenção para links no meio digital.

Cores também podem ter funções informativas em gráficos e tabelas. Nesses casos, você pode usar legendas, texturas ou símbolos para complementar e repetir a informação. Se precisar usar duas cores para indicar que dois elementos de um gráfico são diferentes, use cores bem distantes no círculo cromático, como roxo e amarelo, ou cores com luminosidades diferentes.

Para ter certeza de que o uso de cor está acessível, tente visualizar sua comunicação em preto e branco e verifique se as informações continuam fazendo sentido.

É possível converter um documento para preto, branco e tons de cinza em programas de visualização de PDF, como o Adobe Acrobat. Programas mais especializados, como o Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator, também dão ferramentas para visualizar a arte com filtros para os vários tipos de daltonismo.

Ferramentas

Referências

Manuais e guias

Palavras-chave

Veja também

Compartilhe