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Use títulos precisos e informativos

Títulos ajudam quem lê a encontrar rapidamente informações relevantes. Por isso, crie títulos que descrevem adequadamente o assunto de cada seção.

Divida o documento em seções com títulos precisos e informativos para ajudar as pessoas leitoras a identificarem rapidamente o assunto do texto e de cada seção.

Para quem escaneia o texto, usa um leitor de tela ou acessa um sumário, os títulos são lidos como uma lista. Por isso, os títulos e subtítulos devem seguir uma ordem lógica, ter uma estrutura parecida e transmitir corretamente o assunto abordado na seção. Tente ser breve, mas evite palavras vagas, como Instruções, Documentos, ou Introdução.

Além disso, prefira títulos afirmativos. Perguntas, apesar de didáticas, distanciam a informação mais importante do início da frase e podem inserir atrito na leitura.

Na formatação dos títulos, também é preciso tomar alguns cuidados. Não escreva títulos com todas as letras maiúsculas, principalmente se forem longos. Letras maiúsculas costumam ser mais difíceis de distinguir e atrapalham a leitura. Prefira usar negrito, o tamanho e espaçamentos para diferenciar os títulos do restante do texto.

Lembre-se de categorizar os títulos usando as ferramentas de estilos de texto, presentes em processadores de texto como Word ou Google Docs. Os estilos de texto são fundamentais para o funcionamento de softwares de leitura de tela, usados por pessoas cegas, com baixa visão ou com dislexia.

Exemplos

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Instruções

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Instruções para pedir uma nova via do boleto

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Documentos

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Documentos necessários para cadastro

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Quais são os documentos essenciais para fazer o cadastro estudantil?

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Documentos essenciais para o cadastro estudantil

Referências

Manuais e guias

Palavras-chave

Veja também

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