Revise o documento
Explicação
A revisão é um passo fundamental para chegarmos a uma comunicação simples e acessível. Como estamos aprendendo conceitos novos e mudando hábitos de escrita, nem sempre conseguimos seguir os novos aprendizados no primeiro rascunho. Além disso, a opinião de outras pessoas é fundamental para sabermos que estamos atingindo nosso objetivo.
Algumas técnicas interessantes para a revisão são:
- Pedir que outra pessoa leia o texto e explique o que entendeu.
- Reler depois de um período de descanso.
- Ler em voz alta.
- Incluir pessoas do público-alvo na revisão.
Revise várias vezes e de várias formas, dentro do tempo que você tem. Quanto maior o público da comunicação, mais importante é a fase de revisão. Imagine este cenário: você está escrevendo um documento para orientar as pessoas candidatas a um processo seletivo da Secretaria em que você trabalha. Você estima que 20.000 pessoas podem ter interesse nessa seleção. Se alguma das orientações estiver confusa, quantas ligações diárias a Secretaria poderá receber para esclarecimentos?
Se o documento for revisado antes da publicação e a confusão gerada por essa etapa específica for corrigida, o processo será muito mais eficiente e rápido para todas as pessoas envolvidas, inclusive para você.
Referências
Manuais e guias
- 10 passos para usar Linguagem Simples ↗ (sem data), de ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Português. 1 página.
- Five Steps to Plain Language ↗ (sem data), de Center for Plain Language. Inglês.
- Fugindo do “burocratês”: como facilitar o acesso do cidadão ao serviço público ↗ (2016), de Gespública. Português. 12 páginas.
- Guia de Linguagem Simples ↗ (sem data), de 011.Lab de São Paulo. Português. 21 páginas.
- Guia de Linguagem Simples TJRS ↗ (2021), de Comissão de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Português. 108 páginas.
- Guía Metodológica Lenguaje Claro ↗ (sem data), de MinHacienda da Colômbia. Espanhol. 28 páginas.
- Guía de Lenguaje Claro para Servidores Públicos de Colombia ↗ (sem data), de Departamento Nacional de Planeación. Espanhol. 52 páginas.
- Lenguaje Claro: manual ↗ (2007), de Secretaría de la Función Pública do México. Espanhol. 80 páginas.
- Manual Judicial de Lenguaje Claro y Accesible a los Ciudadanos ↗ (2014), de Kenneth Garcés Trelles e Mariana Montes Bravo. Espanhol. 43 páginas.
- Manual de estilo de lenguaje claro (2016), de Gobierno de Aragón. Espanhol. 90 páginas.
- Protocolo de Lenguaje Claro ↗ (2021), de Instituto Nacional de Vias da Colômbia. Espanhol. 10 páginas.
- Readability Guidelines ↗ (sem data).
- Redigir com clareza ↗ (2015), de Comissão Europeia. Português. 16 páginas.
- Écrire pour être lu ↗ (sem data), de Michel Leys. Francês. 84 páginas.