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Revise o documento

É sempre possível melhorar uma comunicação. Por isso, invista tempo na revisão e inclua outras pessoas da sua equipe ou do seu público-alvo nessa etapa.

A revisão é um passo fundamental para chegarmos a uma comunicação simples e acessível. Como estamos aprendendo conceitos novos e mudando hábitos de escrita, nem sempre conseguimos seguir os novos aprendizados no primeiro rascunho. Além disso, a opinião de outras pessoas é fundamental para sabermos que estamos atingindo nosso objetivo.

Algumas técnicas interessantes para a revisão são:

  • Pedir que outra pessoa leia o texto e explique o que entendeu.
  • Reler depois de um período de descanso.
  • Ler em voz alta.
  • Incluir pessoas do público-alvo na revisão.

Revise várias vezes e de várias formas, dentro do tempo que você tem. Quanto maior o público da comunicação, mais importante é a fase de revisão. Imagine este cenário: você está escrevendo um documento para orientar as pessoas candidatas a um processo seletivo da Secretaria em que você trabalha. Você estima que 20.000 pessoas podem ter interesse nessa seleção. Se alguma das orientações estiver confusa, quantas ligações diárias a Secretaria poderá receber para esclarecimentos?

Se o documento for revisado antes da publicação e a confusão gerada por essa etapa específica for corrigida, o processo será muito mais eficiente e rápido para todas as pessoas envolvidas, inclusive para você.

Referências

Manuais e guias

Palavras-chave

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