Princípios > Reduza a carga cognitiva da comunicação

Use a voz ativa

Frases escritas em voz ativa são mais fáceis de entender e evidenciam quem pratica a ação.

Em uma frase escrita em voz ativa, o sujeito é quem realiza a ação. O contrário da voz ativa é a voz passiva, quando o sujeito da frase é quem sofre a ação.

Frases escritas em voz ativa são mais fáceis de entender porque seguem uma ordem lógica e não sobrecarregam o leitor com inversões. Algumas pessoas precisam converter mentalmente a voz passiva em voz ativa para entender uma frase, o que dificulta a compreensão, mesmo quando fazem isso sem perceber.

Escrever na voz ativa também deixa evidente quem faz o quê. Essa informação é importante, principalmente quando a comunicação orienta o público sobre como acessar um serviço ou direito.

Embora a voz ativa seja preferida na linguagem simples, a voz passiva também tem o seu papel. Ela é muito importante quando não se sabe ou não se pode determinar o agente da ação, o que ocorre com frequência no campo jurídico. Além disso, ela é fundamental quando o foco da informação não está no sujeito agente, mas sim no sujeito paciente. Por isso, considere sempre o contexto da sua comunicação ao escrever.

Exemplos

close

Os documentos devem ser entregues na recepção.

check

Você deve entregar os documentos na recepção.

close

As dúvidas foram encaminhadas para o setor responsável.

check

A gerente encaminhou as dúvidas para o setor responsável.

close

Considerou-se intempestiva a solicitação.

check

A Diretoria considerou que a solicitação foi feita fora do prazo.

Referências

Manuais e guias

Palavras-chave

Veja também

Compartilhe