Princípios > Crie uma estrutura lógica e consistente

Coloque as informações mais importantes no início

As pessoas têm pouco tempo para ler. Por isso, dê destaque para as informações mais importantes e coloque-as no início do parágrafo, da seção ou do texto.

Priorizar informações é uma das habilidades mais importantes para escrever documentos simples e acessíveis. É importante priorizar em todos os níveis. No nível da estrutura, decidimos o que incluir e o que deixar de fora da comunicação. No parágrafo, organizamos a ordem das frases, colocando logo no início a ideia mais importante. E, dentro das frases, aplicamos ferramentas de ênfase, como o negrito.

Algumas perguntas são fundamentais para selecionar as informações mais importantes para uma comunicação:

  • Quem são as pessoas que vão ler esse texto?
  • O que essas pessoas já sabem sobre o assunto?
  • Que dúvidas essas pessoas podem ter?
  • Se eu pudesse escrever apenas uma frase para transmitir a mensagem desse texto, qual seria?

Tente comunicar apenas uma ideia em cada parágrafo e frase. Sempre que possível, coloque a informação mais importante logo no início do texto, do parágrafo e da seção. Assim, mesmo as pessoas que têm contato com o texto por poucos segundos conseguem absorver alguma informação e decidir rapidamente se a leitura do texto é relevante para elas.

Exemplo

close

Devido à manutenção da rede elétrica, a repartição não funcionará no dia 12 de dezembro.

check

A repartição não funcionará no dia 12 de dezembro, devido à manutenção da rede elétrica.

Referências

Manuais e guias

Palavras-chave

Veja também

Compartilhe