Princípios > Escolha palavras e imagens concretas
Evite expressões e figuras de linguagem
Explicação
Além de preferir palavras curtas e conhecidas, prefira também palavras precisas e concretas, próximas da realidade. Evite, por exemplo, as figuras de linguagem e as expressões idiomáticas.
Figuras de linguagem
As figuras de linguagem extrapolam os sentidos literais das palavras e são muito usadas na poesia e em textos literários. Alguns exemplos de figuras de linguagem são a metáfora, a metonímia, a hipérbole e o eufemismo. Elas demandam um esforço maior de interpretação, e podem dificultar a compreensão das pessoas.
Uma exceção à essa orientação são as metáforas que já se tornaram muito comuns na nossa língua e que são mais usadas do que a palavra técnica para designar um objeto. Alguns exemplos são: céu da boca e braço do sofá. Esse fenômeno chama-se catacrese.
Expressões idiomáticas
As expressões idiomáticas são frases figuradas, com sentido consolidado pelo uso. Usamos muitas expressões em nosso dia-a-dia. Em um texto, elas podem ajudar a criar um tom de voz amigável e próximo. Apesar disso, é melhor evitá-las em comunicações simples e acessíveis, porque o afastamento da realidade pode dificultar a compreensão de algumas pessoas. Além disso, nem todas as expressões são conhecidas por todas as pessoas, e algumas podem ter significados um pouco diferentes em cada região do país.
Exemplos
João esperava uma solução para o problema, mas ficou a ver navios.
João esperava uma solução para o problema, mas nada aconteceu.
Estamos morrendo de vontade de receber você aqui.
Estamos ansiosos para receber você aqui.
Mais de 322 mil pessoas moram na Ilha do Mel.
Mais de 322 mil pessoas moram em Vitória.
Referências
Manuais e guias
- Projetando para usuários com transtorno do espectro autista (sem data), de HomeOffice.gov.uk. Português.
- Projetando para usuários que são deficientes auditivos ou surdos (sem data), de HomeOffice.gov.uk. Português.
- Projeto GAIA ↗ (sem data). Português.
- Écrire pour être lu ↗ (sem data), de Michel Leys. Francês. 84 páginas.