Teste a acessibilidade e a simplicidade da comunicação
Teste a comunicação com pessoas do seu público-alvo. Ferramentas digitais gratuitas podem ajudar nesse processo.
Explicação
É muito importante testar um documento para verificar se ele está realmente simples e acessível.
A fase de testes é especialmente importante se a comunicação for destinada a um grande número de pessoas. Alguns erros são difíceis ou custosos de corrigir após a publicação.
Algumas formas de testar seu documento são:
- Peça para pessoas que fazem parte do público-alvo lerem a comunicação. Faça perguntas para checar se entenderam a mensagem e peça ideias de melhorias.
- Converta as cores do documento para preto e branco para verificar o contraste entre as informações.
- Use leitores de tela gratuitos para conferir se documentos digitais em PDF ou textos publicados na Web estão sendo lidos corretamente.
Na seção Ferramentas desta página, você encontra alguns sites e aplicativos que podem ajudar a fazer uma avaliação ainda mais completa da acessibilidade.
Se o seu texto for publicado na Web, você também pode utilizar o Google Analytics, comentários e estatísticas do site para entender se as pessoas estão lendo e entendendo a sua comunicação.
Ferramentas
Leitores de Tela
Referências
Manuais e guias
- 10 passos para usar Linguagem Simples ↗ (sem data), de ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Português. 1 página.
- Access Ability: A Practical Handbook on Accessible Graphic Design ↗ (2019), de Associação de Designers Gráficos Registrados do Canadá. Inglês. 88 páginas.
- Como usar a Linguagem Simples ↗ (2021), de ÍRIS – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Português. 16 páginas.
- Five Steps to Plain Language ↗ (sem data), de Center for Plain Language. Inglês.
- Fugindo do “burocratês”: como facilitar o acesso do cidadão ao serviço público ↗ (2016), de Gespública. Português. 12 páginas.
- Guia de Linguagem Simples ↗ (sem data), de 011.Lab de São Paulo. Português. 21 páginas.
- Guia de Linguagem Simples TJRS ↗ (2021), de Comissão de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Português. 108 páginas.
- Guia ÍRIS de Simplificação: Linguagem Simples e Direito Visual (2021), de ÍRIS – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Português. 35 páginas.
- Guía de Lenguaje Claro para Servidores Públicos de Colombia ↗ (sem data), de Departamento Nacional de Planeación. Espanhol. 52 páginas.
- Readability Guidelines ↗ (sem data).
- Redigir com clareza ↗ (2015), de Comissão Europeia. Português. 16 páginas.
Artigos e publicações
- 5 Visual Treatments that Improve Accessibility ↗ (2022), de Kelley Gordon e Nielsen Norman Group. Inglês.