Princípios > Revise e teste

Teste a acessibilidade e a simplicidade da comunicação

Teste a comunicação com pessoas do seu público-alvo. Ferramentas digitais gratuitas podem ajudar nesse processo.

É muito importante testar um documento para verificar se ele está realmente simples e acessível.

A fase de testes é especialmente importante se a comunicação for destinada a um grande número de pessoas. Alguns erros são difíceis ou custosos de corrigir após a publicação.

Algumas formas de testar seu documento são:

  • Peça para pessoas que fazem parte do público-alvo lerem a comunicação. Faça perguntas para checar se entenderam a mensagem e peça ideias de melhorias.
  • Converta as cores do documento para preto e branco para verificar o contraste entre as informações.
  • Use leitores de tela gratuitos para conferir se documentos digitais em PDF ou textos publicados na Web estão sendo lidos corretamente.

Na seção Ferramentas desta página, você encontra alguns sites e aplicativos que podem ajudar a fazer uma avaliação ainda mais completa da acessibilidade.

Se o seu texto for publicado na Web, você também pode utilizar o Google Analytics, comentários e estatísticas do site para entender se as pessoas estão lendo e entendendo a sua comunicação.

Ferramentas

Referências

Manuais e guias

Artigos e publicações

Palavras-chave

Veja também

Compartilhe