Princípios > Reduza a carga cognitiva da comunicação
Evite a ambiguidade
Explicação
Frases podem se tornar ambíguas por vários motivos. A primeira dica para evitar ambiguidades é evitar frases muito longas. Além disso, existem dois cuidados que você pode tomar para evitar confusões:
Mantenha próximas as palavras relacionadas
Evite inversões e mantenha sujeito e complemento próximos do verbo, seguindo a ordem direta sujeito → verbo → complemento
. Mantenha também os adjetivos e advérbios próximos das palavras que eles modificam e preste atenção às vírgulas, que são fundamentais para explicitar o papel desses elementos na frase.
Preste atenção aos pronomes
Os pronomes são palavras que substituem outras palavras, usadas anteriormente. Deixe evidente, sempre que possível, a relação do pronome com a palavra à qual ele faz referência. Frases podem ficar confusas quando um pronome está muito distante da palavra que ele substitui, ou quando existe mais de uma palavra à qual ele pode se referir.
A revisão é fundamental para resolver problemas de ambiguidade, principalmente quando envolve a leitura de outras pessoas, além da que escreveu o texto. Não tenha medo de reescrever trechos e experimentar outras maneiras de dizer a mesma coisa. Alguns problemas de ambiguidade só podem ser resolvidos com a reescrita ou a reestruturação.
Exemplos
O laudo deve ser assinado pelo responsável usando caneta.
O laudo deve ser assinado à caneta pelo responsável.
O setor competente recebeu o pedido de informação. Ele será avaliado em até cinco dias.
O pedido de informação foi encaminhado ao setor competente, que o avaliará em até cinco dias.
Referências
Manuais e guias
- Fugindo do “burocratês”: como facilitar o acesso do cidadão ao serviço público ↗ (2016), de Gespública. Português. 12 páginas.
- Manual Judicial de Lenguaje Claro y Accesible a los Ciudadanos ↗ (2014), de Kenneth Garcés Trelles e Mariana Montes Bravo. Espanhol. 43 páginas.
- Redigir com clareza ↗ (2015), de Comissão Europeia. Português. 16 páginas.