Princípios > Apresente o conteúdo em vários formatos
Descreva imagens, vídeos e interações
Explicação
Para criar comunicações digitais acessíveis, precisamos considerar não só o que aparece na tela, mas também a maneira como os computadores e programas interpretam as informações.
Os programas leitores de tela, por exemplo, só conseguem acessar e ler informações textuais. Por isso, quando usar imagens, lembre-se sempre de descrevê-las. Descrever uma imagem nada mais é do que traduzir a imagem em texto, levando em conta o seu objetivo na comunicação.
A descrição da imagem pode ser inserida de três maneiras:
- No texto principal da comunicação
- Como legenda
- Como texto alternativo
A descrição inserida no texto principal ou na legenda da imagem fica visível na comunicação. A descrição inserida como texto alternativo não fica visível, mas é usada por leitores de tela. O texto alternativo também pode ser usado por ferramentas de busca e pode aparecer quando uma imagem não carregar.
Como inserir texto alternativo
O Word e o Google Docs fornecem um campo de texto alternativo para as imagens inseridas em um documento. No Google Docs, você pode acessar esse campo clicando na imagem e depois nos botões Inserir -> Opções da Imagem
. No Word, a opção Texto alternativo
aparece na barra superior, sempre que uma imagem está selecionada.
O texto alternativo também pode ser inserido nas imagens diretamente no código HTML, usando o atributo alt
. Toda imagem deve ter um atributo alt
, ainda que esse campo esteja vazio. Quando vazio, esse campo sinaliza que o leitor de tela deve desconsiderar aquela imagem. Essa é uma forma de lidar com imagens decorativas, por exemplo.
Como escrever uma boa descrição
A descrição deve cumprir um papel parecido com o da imagem na comunicação. Por isso, ao escrever, considere o propósito da imagem e avalie a quantidade de detalhes que você precisa incluir. Em geral, recomenda-se uma descrição sucinta, sem adjetivos e opiniões pessoais, mas há casos em que você pode precisar de descrições mais detalhadas. Para decidir, pense sempre no que a pessoa leitora precisa saber, e na maneira como a imagem se relaciona com o texto.
Ao inserir a descrição como texto alternativo também é importante evitar redundâncias. O texto alternativo não precisa repetir as informações que já estão no texto principal.
Você não precisa descrever imagens que têm o único propósito de tornar a comunicação mais atrativa, sem agregar nenhuma informação ou nuance à experiência de leitura. Nesse caso, se estiver usando HTML, mantenha a tag alt
vazia.
Referências
Manuais e guias
- Criando documentos digitais acessíveis ↗ (2020), de Tribunal de Contas da União. Português. 35 páginas.
- Projetando para usuários de leitores de tela (sem data), de HomeOffice.gov.uk. Português.
- Readability Guidelines ↗ (sem data).