Princípios > Escolha palavras e imagens concretas
Escolha imagens e ícones que representam objetos concretos
Explicação
Ícones, ilustrações e fotografias podem ajudar o leitor a entender uma comunicação. Mas é importante escolher bem essas imagens.
Como o objetivo é informar e ajudar na compreensão, prefira ícones, ilustrações e fotografias que representam objetos e eventos reais, e que possam ser associadas facilmente à ideia que você precisa comunicar. Imagens que têm um foco bem definido também são melhores do que imagens muito complexas, com vários elementos em igual nível de importância.
Por exemplo, imagine que você precise ilustrar um comunicado sobre vacinação da população. Uma fotografia do ato de vacinar é a imagem ideal. Imagens de seringas, pessoas de jaleco ou postos de saúde são relacionadas ao tema de forma indireta, e por isso dificultam a compreensão. Essas imagens podem causar confusão ou demora para entender o objetivo da comunicação.
Considere também a familiaridade dessas imagens para o seu público. Alguns ícones são mais usados do que outros, e por isso são mais fáceis de identificar. Por exemplo, o ícone mais comum para indicar o salvamento de arquivos é um disquete, apesar desse item não fazer mais parte da vida cotidiana da maioria das pessoas.
Por fim, se o seu texto for publicado na Internet, prefira utilizar imagens estáticas. Evite GIFs.
Referências
Manuais e guias
- Guia de Linguagem Simples TJRS ↗ (2021), de Comissão de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Português. 108 páginas.
- Projeto GAIA ↗ (sem data). Português.
- Readability Guidelines ↗ (sem data).