Princípios > Facilite a navegação

Use listas

Sempre que existirem elementos em sequência, use uma lista vertical para separar visualmente todos os itens. Esse formato areja o texto e facilita a navegação e a compreensão.

Listas e tópicos são facilmente identificáveis em blocos de texto, e por isso ajudam as pessoas a navegarem e a encontrarem informações importantes, como documentos necessários para uma inscrição ou passos para acessar um serviço. Esses elementos são ainda mais efetivos quando sabemos usar corretamente marcadores e ícones.

Marcadores e ícones

Use números como marcadores apenas quando a lista tiver um sentido de cronologia ou ordenação. Em outros casos, prefira letras do alfabeto ou marcadores gráficos, como setas, hífens ou bolinhas.

Paralelismo

Mantenha sempre o paralelismo entre os itens de uma lista. Isso significa que todos os itens devem começar da mesma maneira e encaixar na frase que inicia a lista de maneira gramaticalmente correta.

Ao invés de:

Você vai precisar de:

  • de uma tesoura
  • um lápis
  • de uma folha de papel

Prefira:

Você vai precisar de:

  • uma tesoura
  • um lápis
  • uma folha de papel

Referências

Manuais e guias

Artigos e publicações

Palavras-chave

Veja também

Compartilhe