Princípios > Prefira o que é familiar para o seu público

Pontue o texto com vírgula e ponto final

A vírgula e o ponto final são os sinais de pontuação mais básicos, e são suficientes para a escrita cotidiana.

Você provavelmente sabe que os sinais de pontuação podem mudar completamente o sentido de uma frase. Isso mostra a importância de usá-los corretamente, principalmente quando precisamos transmitir uma informação de maneira eficiente.

Embora todos os sinais de pontuação sejam importantes e tenham usos específicos, prefira usar apenas a vírgula e o ponto final. Esses são os sinais de pontuação mais básicos e essenciais, porque representam os dois principais tipos de pausa. A vírgula indica uma pausa curta, e o ponto, uma pausa longa.

Outros sinais de pontuação, como ponto-e-vírgula, parênteses, travessão e barras podem causar dúvidas, ambiguidades e dificuldades de compreensão do texto, principalmente para leitores menos experientes. Além disso, alguns desses sinais podem ser interpretados de forma errada por leitores de tela.

Casos especiais de uso da barra

No dia-a-dia, muitas vezes usamos a barra para indicar simultaneidade ou igualdade entre duas palavras. Dizemos, por exemplo: usuário/a, atriz/cantora, algo/alguém. Na maioria desses casos, não precisamos da barra, e podemos substituí-la pela palavra e, deixando a frase mais limpa e simples.

Outro uso muito comum é a expressão e/ou. Nesse caso, podemos optar apenas pelo e ou pelo ou, dependendo do sentido da frase. Se o sentido for de alternância, use ou. Se o sentido for de adição, use e.

Exemplos

close

O usuário/a do serviço

check

A pessoa usuária do serviço

close

Compareça ao serviço com seu RG e/ou CNH.

check

Compareça ao serviço com seu RG ou CNH.

close

Qualquer cidadão/cidadã pode utilizar os serviços da Biblioteca.

check

Qualquer pessoa pode usar a Biblioteca.

Referências

Palavras-chave

Veja também

Compartilhe